terça-feira, 24 de novembro de 2015

GEOPARK TERRAS DE CAVALEIROS RECONHECIDO PELA UNESCO

GEOPARK TERRAS DE CAVALEIROS INTEGRA OFICIALMENTE A UNESCO GLOBAL GEOPARKS
No penúltimo dia da 38ª Sessão da Conferência Bienal Geral da UNESCO, que teve início a 3 de novembro, em Paris, os 195 Estados Membros da UNESCO ratificaram a criação do novo «Programa Mundial de Geociências e Geoparques da UNESCO - IGGP».
Uma decisão que visa o reconhecimento e valorização holística dos territórios Geoparque.
A UNESCO, que até à data, apenas, apoiava as iniciativas subjacentes aos territórios reconhecidos pelas Redes Europeia e Global de Geoparques, tem agora um programa específico que permite a respetiva integração e reconhecimento pela Organização.
O trabalho da UNESCO com os geoparques teve início em 2001, através da criação da Rede Europeia de Geoparques. Em 2004, com 17 geoparques europeus e 8 chineses, foi estabelecida a Rede Global de Geoparques, que atualmente conta com 120 geoparques distribuídos por 33 países.
O Geopark Global Terras de Cavaleiros que em setembro de 2014 passou a integrar as Redes Europeia e Global de Geoparques vê, agora, o seu território oficialmente reconhecido pela UNESCO.

Informação enviada pelo Geopark Terras de Cavaleiros

segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Clubes - Oferta ano letivo 2015/2016

Clubes que irão funcionar na ES Emídio Navarro e na EB D. António da Costa

No âmbito da oferta da Biblioteca Escolar da EB D. António da Costa, será dinamizado o Clube "Leituras Partilhadas", sob a responsabilidade da professora bibliotecária Isabel Braga, com inscrições abertas na biblioteca. 

quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Realizador José Fonseca e Costa


Informação disponibilizada por Elsa Mendes, Coordenadora Nacional do Plano Nacional de Cinema.


Na sequência do falecimento do realizador José Fonseca e Costa (1933-2015), e apenas para marcar de alguma forma a importância que atribuímos à obra deste extraordinário criador , enviamos uma pequena nota e alguns links que podem ser úteis para o vosso trabalho pedagógico.








«Fonseca e Costa vinha da geração de cinéfilos e futuros realizadores que deu corpo ao "cinema novo português", mas cedo se tornou uma figura algo dissidente - até por uma questão de gostos. Uma vez contava como, nas tertúlias do café Vává (lugar mítico para a cinefilia dessa geração), era olhado de soslaio pela sua admiração por Antonioni, até ao dia em que os Cahiers du Cinéma fizeram uma capa com o cineasta italiano e ele pôde entrar, triunfante, exibindo a revista aos parceiros de tertúlia.»                                                                                                                                                                   
 Jornal Público, 1/11/2015

«O crítico e historiador de cinema Jorge Leitão Ramos, que ultima uma biografia sobre José Fonseca e Costa, diz que ele foi o único cineasta da sua geração "a conseguir conciliar a vontade do público com o facto de querer fazer um cinema de autor. Da geração do Cinema Novo uns ficaram acantonados no cinema de autor, com pouco público, e existiram outros que se renderam à bilheteira. Ele conseguiu as duas coisas. Nunca fez filmes que não fossem de autor, conseguindo apesar disso obter alguns êxitos históricos de bilheteira.»
                                                                                                                                                                                                                     Jorge Leitão Ramos, Jornal Público, 1/11/2015
  
LINKS
 - https://www.youtube.com/watch?v=sHAn1GnwyRQ (documentário da RTP sobre o realizador JFC, entrevistado por Diana Andringa)

-http://www.apaladewalsh.com/2014/02/conversas-a-pala-4-os-caminhos-de-jose-fonseca-e-costa/ (entrevista ao realizador, no site A Pala de Walsh; é uma entrevista extraordinária, vale a pena ouvir e ver…)
 -http://arquivo.geledes.org.br/acontecendo/noticias-mundo/africa/22607-angola-uma-entrevista-com-o-cineasta-jose-fonseca-e-costa ( uma entrevista com o realizador, publicada em Angola - O Nascimento de uma Nação,  Vol. 2 , O Cinema da Libertação, editora Guerra e Paz, coordenado por Maria do Carmo Piçarra e Jorge António )

-http://bdigital.ipg.pt/dspace/bitstream/10314/847/1/revista%20N%C2%BA15%20-%20Fonseca%20%281994%29.pdf (Estudo sobre  Balada da Praia dos Cães)

LINK para o filme Balada da Praia dos Cães
-https://www.youtube.com/watch?v=3VcCigwI3FU; https://www.youtube.com/watch?v=HWGRrnat6VA ; https://www.youtube.com/watch?v=U6_mQbAQ05Y ; https://www.youtube.com/watch?v=i100XPGEO6E ;  https://www.youtube.com/watch?v=bCIvDm6_UfE  ; https://www.youtube.com/watch?v=Fgoois--97w ; https://www.youtube.com/watch?v=5W83omRooY8   ( A Balada da Praia dos Cães – completo)  
-https://www.youtube.com/watch?v=3VcCigwI3FU&list=PLvpju6o8RCXeANll26ZM6kCDcYwHNqSaL ( Lista de reprodução completa do mesmo filme)